Relatorio instalações eletricas
No relatório a seguir, iremos abordar os temas discutidos em sala de aula como interruptores, circuitos elétricos, multímetro, entre outros. Vamos detalhar o objetivo dos interruptores, como usar o multímetro, a natureza dos circuitos elétricos explicando a lei de K.., os tipos de interruptores, assuntos de demasiada importância e bastante debatido em laboratório e de grande importância para a vida de um engenheiro civil.
Relatório
Os interruptores são dispositivos com objetivo de fechar ou abrir um circuito elétrico possibilitando ou não a passagem de corrente em um circuito, funcionando como uma chave. O circuito elétrico pode ser de dois tipos: série ou paralelo.
Série:
Paralelo: Geralmente, é utilizado o circuito em paralelo. Nos circuitos em paralelo, a diferença de potencial é a mesma em todos os pontos, já nos de série a corrente é que é a mesma. Com isso, se uma lâmpada queimar em um circuito em série, todas param de funcionar, e também quando você aciona uma pra ser ligada, todas ligam. Como vimos em sala, no circuito em paralelo o resistor de menor resistência é aquele que dissipa maior potência, e no circuito em série, o resistor de maior resistência é o que dissipa maior quantidade de potência. Com isso, podemos observar porque é realmente o paralelo é o mais usual.
Assim, aprendemos como funciona um circuito elétrico. Existem quatro tipos de fio: fase, neutro, retorno, terra. Do gerador, sai o fio fase que é ligado ao interruptor. Deste sai o fio retorno que é ligado a lâmpada, e dessa sai o fio neutro que é ligado novamente ao gerador, fechando assim o circuito. Os interruptores estudados até agora foram os de uma, duas e três seções. Isso é importante porque assim, quando vamos acionar lâmpadas de um mesmo ponto, podemos acender até três