relatorio imet
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é uma organização governamental federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a finalidade é prever informações meteorológicas através de processos de monitoramento, analise e previsão de tempo e clima, que se fundamentam em pesquisa aplicada, com ênfase em resultados práticos e confiáveis. A estrutura organizacional do INMET possui uma sede em Brasília, com cinco Coordenações, e dez Distritos de Meteorologia (DISMEs), distribuídos estrategicamente nas capitais, com o propósito de estabelecer parcerias e melhor atender os usuários.
São atribuições do INMET: elaborar, divulgar, diariamente, em nível nacional, a previsão do tempo, avisos e boletins meteorológicos especial; promoves a execução de estudos e levantamentos meteorológicos e climatológicos aplicados a agricultura e outras atividades correlatas, coordenar, elaborar e executar programas e projetos de pesquisa agrometeorológicas e de acompanhamento das modificações climatológicas e ambiental; estabelecer , coordenar e operar as redes de observações meteorológicas e transmissão de dados, inclusive treinamento de recursos humanos, em atendimento a demandas técnicas especificas.
A estação meteorológica de superfície em Curitiba constitui-se de uma equipe de duas assistentes, responsáveis pela operação e manual dos equipamentos e suas medições, e um profissional meteorologista, responsável pela analise dos dados coletados e mandar-los para Porto Alegre. As medições são feitas de segunda a segunda, incluindo os feriados, nos horários das 9 horas, das 15 horas e das 21 horas.
Equipamentos:
Barômetro: responsável pela leitura da pressão atmosférica;
Barógrafo: De forma geral, é um instrumento para medir e registrar as variações barométricas. Este instrumento de corda mede a pressão atmosférica e a registra continuamente em um diagrama. O diagrama é trocado toda segunda feira;
Animógrafo: É um