controle da poluiçao
Autor: Nikolaus Tiberius Peták
Resumo
Este artigo científico tem como objetivo trazer para apreciação um assunto interessante, que é a poluição e os meios que dão causa, os possíveis meios para a sua prevenção, e os desastres naturais que a ação antrópica causa no mundo.
Palavras-Chave: Redução dos gases, Energias renováveis, Fontes alternativas de combustíveis.
Introdução
Com o advento da revolução industrial, datada do século XVIII, o homem passou a desenvolver meios adequados para o seu desenvolvimento e habitat. A conseqüência foi o aumento da demanda, e a fabricação dos mais variados produtos. Na mente do homem a natureza é rica e proporciona a sua exploração de forma irrestrita; jamais se extinguiria. Por gerações esses recursos permitiriam serem explorados proporcionando ao homem tudo que a sua mente permitisse criar, desde um pequeno rádio de pilha, até o mais complexo sistema de captação de energia, aviões, trens, satélites. Porém não distante ao seu modo de pensar, a natureza reagiu dando ao homem o primeiro grande impasse, que foi a peste bubônica, ou a peste negra, decorrência do uso indiscriminado da natureza e sem a criação de uma infra estrutura, que propiciasse o meio mais apropriado de convívio com o meio natural. Em decorrência dos anos e séculos, as dificuldades em relação ao clima e a natureza ,apenas tomaram proporções mais serias. Há uma urgência imediata em repensar a evolução do homem, as suas necessidades e a sustentabilidade do meio, e do planeta.
Poluição atmosférica
A resultante da grande marcha do homem pelo desenvolvimento; é a emissão na atmosfera de elementos poluentes. Destacam-se por suas emissões as unidades industriais, e da produção de energia, como a geração de energia elétrica por meio de termoelétricas; refinarias; fábricas de pasta de papel; siderúrgicas;