Relatorio Hidraulica 1
Experimento 1: Determinação da vazão no tudo diafragma
Yasmin Brito de Assis – 20102003500944
Isadora Cristina Resende Michels- 201310250157
Thiago Oliveira Inocente Aidar – 201320250253
Isabela Balúgoli Takahashi - 2011100250559
Goiânia GO
02-09-2015
RESUMOa vazão dos fluidos vários fatores estão envolvidos
No estudo da vazão dos fluidos vários fatores estão envolvidos, como o tipo de escoamento, o tipo de fluído, se de fase única ou multifásico, o tipo de características físico-químicas do fluido e as condições operacionais do processo. Existem muitos métodos e dispositivos utilizados para se determinar o escoamento de fluídos, o método utilizado nesse experimento foi o do tubo diafragma. O experimento foi realizado no laboratório de hidráulica da faculdade de engenharia da PUC-GO – Goiânia – GO com o objetivo de determinar a vazão em um tubo diafragma sendo usados os valores reais e teóricos da vazão, para assim ter condições de calcular a porcentagem de erro entre os valores adquiridos. Iniciando o experimento calcula-se a vazão teórica e em seguida, levando em consideração o número de Reynolds, de acordo com a tabela de Norma DIN, calcula-se a vazão real.
INTRODUÇÃO
A vazão é uma das grandezas mais medidas nos processos industriais. As aplicabilidades são muitas, indo desde aplicações simples como o hidrômetro de uma residência, o marcador de uma bomba de combustível nos veículos a medição de vazão de água em estações de tratamento, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas.
São inúmeros os tipos de métodos e dispositivos utilizados para se determinar o escoamento de fluídos. As medições de vazões são feitas através de vertedouros, orifícios, tubos, dentre outros. O método utilizado para encontrar a vazão nesse experimento foi o tubo diafragma, ilustrado na Figura 1, que é um dispositivo de