Relatório hidráulica - vazão em canais parte 1
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM RECURSOS NATURAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO 10 – VAZÃO EM CANAIS – MEDIÇÃO INDIRETA
DISCIPLINA: HIDRÁULICA EXPERIMENTAL
PROFESSOR: JANIRO COSTA RÊGO
ALUNO: FRANCISCO TALES GOMES PEREIRA
MATRÍCULA: 20811120
Campina Grande
Maio de 2011
1.0. OJETIVOS DO EXPERIMENTO
Em hidráulica, canais podem ser definidos como valas naturais ou artificiais destinados a passagem de água. Estes quando artificiais podem ainda ser revestidos ou não de um material que lhe dê sustentação, fator que altera suas características físicas, tais como velocidade, raios hidráulico, vazão e perda de carga linear.
Logo, em projetos hidráulicos de escoamento em canais é de extrema importância o conhecimento das características do escoamento tais como vazão, rugosidade das paredes, raio hidráulico, etc.
Em especial a vazão é característica essencial em qualquer projeto hidráulico e, no caso de canais, sua aferição direta pode ser dificultada. Sendo assim, é de uso comum a determinação da vazão em canais indiretamente.
O seguinte relatório tem por objetivo descrever o uso de diversos métodos para determinação da vazão em canais de forma indireta. 2.0. DESCRIÇÃO DOS EXPERIMENTOS
O experimento foi realizado no laboratório de hidráulica da UFCG presente no bloco CR com o auxílio dos monitores: Samilly Jaciara e Everton Camelo. A determinação da vazão foi realizada no canal experimental com paredes de vidro.
O experimento divide-se em quatro partes, onde em cada parte a vazão foi determinada de uma maneira diferente conforme se segue: * Flutuador: A determinação da vazão através do flutuador (Fig. 1) é realizada através da medição da velocidade na sua forma simples, onde V = ∆S / tempo. Para tanto, utiliza-se de um corpo cuja densidade é menor que a da água que é disposto dentro do canal demarcado com linha métrica. O tempo que o corpo leva para transcorrer a distância de 5