relatorio Granulométrica
AULA PRÁTICA 01
Granulometria
DISCIPLINA: Química Analítica Aplicada
PROFESSORA: Silvana Calado
ALUNOS: Cesar Augusto
Jackeline Souto
Larissa Ciro
Thalita Siqueira
Recife, 27 de setembro 2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Agregados são fragmentos de rocha originados de ação mecânica promovida pelo homem (Ribeiro, 2008) isto é, materiais inertes que, no início do desenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa de cimento e água, para dar-lhe “corpo”, tornando-a mais econômica. Hoje eles representam cerca de oitenta por cento do peso do concreto (Portal do concreto,2010). Por isso apresentam grande importância na industria de construção civil, aumentando a resistência ao desgaste, e economia na produção de concreto.
A análise granulométrica consiste na determinação das dimensões das partículas que constituem as amostras (presumivelmente representativas dos sedimentos) e no tratamento estatístico dessa informação. Basicamente, o que é necessário fazer, é determinar as dimensões das partículas individuais e estudar a sua distribuição, quer pelo peso de cada classe dimensional considerada, quer pelo seu volume, quer ainda pelo número de partículas integradas em cada classe.
A caracterização de um agregado pode ser efetuada através de seus parâmetros físicos, através de peneiração
Normas Técnicas Pertinentes
NBR 7211- Agregado para concreto – Especificação, 1983.
NBR 5734 – Peneiras para ensaio com telas de tecido metálico – Especificação.
NBR 7217 – Determinação granulométrica da composição dos agregados – Método de ensaio.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Realizar o ensaio de granulometria através do peneiramento e com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo ensaiado.
2.2 Objetivos específicos
Pesar as massas retidas em cada peneira e assim determinar a