Relatório - DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA
NBR 7217/1987: AGREGADOS – DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA
MOSSORÓ/RN
2013
NBR 7217/1987: AGREGADOS – DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA
Relatório de Ensaio para fins avaliativos da disciplina de Gestão Organizacional.
MOSSORÓ/RN
2013
SUMÁRIO
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
De acordo com Pinto (2006), todas as obras de engenharia civil se assentam sobre o terreno e,com isso, é inevitável se considerar o comportamento do solo.Para isso determinam-se parâmetros em laboratório, tais como o teor de umidade, que representam as características específicas para cadasolo, permitindo sua classificação e caracterização, facilitando assim sua abordagem nos projetos de engenharia. De posse dessas informações, tem-se como adotarsoluções e/ou decisões de projeto e execução mais eficientes, precisas, seguras e econômicas, tais como o melhor posicionamento da edificação no terreno e o tipo de fundação mais adequado para determinada obra.
Os solos, na sua maioria, possuem uma diversidade de tamanhos e formas. Para a identificação desta variedade de tamanhos utiliza-se o processo de análise granulométrica. A determinação da composição granulométrica do solo é normatizada pela NBR 7217/1987, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo este um ensaio que consiste na determinação das porcentagens, em peso, das diferentes frações que constituem o solo, fazendo-se passar certa quantidade de solo por um conjunto padronizado de peneiras de malha quadrada, pesando-se as quantidades retidas em cada peneira e calculando-se as porcentagens que passam, ou as que ficam retidas.
A determinação do tamanho das partículas e suas respectivas porcentagens de ocorrência permitem obter a distribuição granulométrica, que se dá