relatorio fissica
Trabalho de eletrônica Digital
Componentes: CAROL
CRISTIANE
CRISTINA
DIONATAN
RENAN
NOVEMBRO/2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho elaborado na disciplina de eletrônica digital, baseia-se em projetar utilizando portas lógicas, um sistema capaz de efetuar a multiplicação e divisão por dois, de um valor compreendido de zero a quinze, o resultado foi apresentado em displays de sete segmentos.
No seguinte relatório contém a maneira como foi feito o circuito, a descrição de todas as ferramentas, materiais e programas utilizados, os nossos objetivos, enfim tudo o que dará aos leitores o entendimento deste trabalho.
A multiplicação e divisão foi possível quando obtida a tabela verdade, a partir disso usamos mapas de Karnaugh para simplificação e assim temos as expressões. Depois disso utilizamos o programa PROTEUS que é um software para simulação de microprocessadores, captura esquemática, e placa de circuito impresso (PCBdesign). A partir de então foi feita a prática da montagem da placa do circuito.
MATERIAIS UTILIZADOS
1) Circuito integrado (CI) :
Em eletrônica, um circuito integrado (também conhecido como CI, microcomputador, microchip, chip de silício, chip ou chipe) é um circuito eletrônico miniaturizado (composto principalmente por dispositivos semicondutores), que tem sido produzido na superfície de um substrato fino de material semicondutor. O Ci foi Utilizado como um conjunto de portas logicas que auxiliou as programações feitas.
Figura 1- Circuito integrado (CI)
2) Displays de sete segmentos:
Os displays de sete segmentos, nada mais é do que um involucro com sete led’s com formato de segmento, percorridos de tal forma a possibilitar a formação de números decimais e algumas letras utilizadas no código hexadecimal.
Os segmentos dos displays são representados pelas letras A,B,C,D,E,F,G, são encontrados nas configurações Anodo comum e