Relatorio fisico quimica
Preparar e verificar as propriedades de soluções coloidais
3. Introdução Teórica
Os colóides (ou sistemas coloidais ou ainda dispersões coloidais) são sistemas nos quais um ou mais componentes apresentam pelo menos uma de suas dimensões dentro do intervalo de 1nm a 1µm.
A ciência dos colóides se ocupa com sistemas nos quais um ou mais componentes apresentam pelo menos uma de suas dimensões dentro do intervalo de 1nm a 1µm (Shaw, 1975), ou seja, ela se refere a sistemas contendo tanto moléculas grandes como partículas pequenas. Coloquialmente, diz-se que as dispersões coloidais são dispersões intermediárias entre as soluções verdadeiras e os sistemas heterogêneos, em casos em que as partículas dispersas são maiores do que as moléculas, mas não suficientemente grandes para se depositar pela ação da gravidade.
Os coloides têm, em geral, características específicas como possuir massa elevada, serem relativamente grandes e apresentarem elevada relação área/volume de partícula. Nas superfícies de separação (interfaces) entre fase dispersa e meio de dispersão, manifestam-se fenômenos de superfície característicos, tais como efeitos de adsorção e dupla camada elétrica, fenômenos esses, de grande importância na determinação de propriedades físico-químicas do sistema como um todo.
As dispersões coloidais podem ser classificadas em:
•Sol: é uma dispersão coloidal na qual o dispersante é o líquido e o disperso é o sólido.
•Gel: é uma dispersão coloidal na qual o dispersante é o sólido e o disperso é o líquido.
•Emulsão: é uma dispersão coloidal no qual o dispersante é um líquido e o disperso também.
•Espuma líquida: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é líquido e o disperso gasoso.
•Espuma sólida: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é sólido e o disperso gasoso.
•Aerossol sólido: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é gasoso e o disperso é sólido.
•Aerossol líquido: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é gasoso e o