Relatorio fisica
.Medir velocidades médias em movimento retilíneo e obter as velocidades instantâneas em função do tempo. Representar graficamente os resultados obtidos,utilizando o gráfico de variação do espaço em função do tempo e assim obter as velocidades e acelerações correspondentes.
Materiais utilizados:
1 base de sustentação principal com um plano inclinado articulável com escala de 0o a 45o.
1 tubo lacrado contendo óleo, uma esfera de aço e bolha.
1 imã 1 cronômetro
Procedimento experimental:
Montagem:
O equipamento foi montado baseado no nivelamento inicial da plataforma do plano inclinado.
O plano foi elevado 15º acima da horizontal, e com o auxílio do imã, posicionamos a esfera na marca x0 = 100mm
A esfera foi liberada e o cronômetro ligado, e no momento que a esfera passou pela marca de cada escala, foi anotado a posição ocupada pelo móvel e o tempo transcorrido.
A operação foi repetida para 3X, de 5 em 5 cm até 35 cm, Tabela da posição ocupada pelo móvel e o tempo transcorrido:
INTRODUÇÃO TEORICA
O movimento retilíneo é a forma mais simples de deslocamento, visto que os movimentos são ao longo de uma reta, quer seja horizontal, movimento de um carro, quer seja vertical, queda ou lançamento de um objeto. Como tudo ocorre em uma dimensão pode-se dispensar o tratamento vetorial mais rebuscado e tratarmos em termos de grandezas escalares, com o devido cuidado de analisar os sentidos de velocidades e as mudanças de sinais que são frequentes quando redefinimos o eixo de referência. É também aquele que se da com velocidade constante, ele é explicado pela primeira lei de Newton. Neste relatório estudaremos sobre o MRU analisaremos o experimento realizado no laboratório e os relacionaremos com as leis de Newton. Nosso objetivo no decorrer deste em relação ao MRU é verificar que a velocidade é constante.
TRATAMENTO DE DADOS
A tabela a seguir apresenta os resultados das medições feitas durante o ensaio. Nela são mostrados o tempo em que o móvel