relatorio fisica
Caroline Laureana
Gabriel Andrade
Pedro Dourado
Simone Moura
Resumo sobre Cinemática Rotacional
Salvador
2014
Universidade Salvador - UNIFACS
Caroline Laureana
Gabriel Andrade
Pedro Dourado
Simone Moura
Resumo sobre Cinemática Rotacional
Salvador
2014
1. Introdução Teórica
Quando a aceleração possui o mesmo sentido da velocidade, o movimento pode ser chamado de Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado (MRUA), ou seja possui aceleração constante e diferente de zero, independente do tempo. Um exemplo bem comum de um MRUA é a queda livre de um corpo em regiões próxima à Terra, uma vez que nas proximidades da Terra o campo gravitacional pode ser considerado uniforme. O movimento retilíneo pode ainda variar sem uma ordem muito clara, quando a aceleração não for constante.
Para o estudo do MRUA é necessária a definição de algumas grandezas físicas como: o deslocamento, a velocidade e a aceleração. Todas estas grandezas são vetoriais, ou seja, possuem módulo, direção e sentido.
Deslocamento: é quando uma partícula, em um intervalo de tempo, muda sua posição. Assim, se uma partícula num primeiro instante está na posição inicial x0, e já em um segundo instante está em outra posição x, a medida do deslocamento é dado por Δx= x-x0.
Velocidade: indica a rapidez com que uma partícula varia de posição. A velocidade média é a razão do deslocamento Δx pelo intervalo de tempo Δt = t-t0. Aceleração: é a taxa de variação (ou derivada em função do tempo) da velocidade.
Desta maneira é possível dizer que quando um móvel executa um movimento retilíneo com velocidade média variando de um intervalo para o outro ele executou um MRUA. Se houve variação na velocidade do móvel pode-se dizer que existe uma aceleração no movimento.
2. Objetivo Compreender os conceitos dado em sala de aula.
Caracterizar, através de