Relatorio Fisica
OBJETIVO GERAL
1. Estudar o lançamento horizontal de projéteis
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Coletar dados referentes ao lançamento horizontal de projéteis através do experimento realizado;
2. Comparar o movimento de lançamento nos dois casos estudados e identificar qual melhor explica os resultados experimentais.
Introdução:
Sabemos que de acordo com a Primeira Lei de Newton um corpo se mantém em repouso ou em Movimento Retilíneo e Uniforme (M.R.U.V.) caso as forças atuantes se equilibrem ou não haja força interagindo com aquele corpo. Em situação contrária a estas, ou seja, atuando uma força resultante sobre o corpo ou sistema de partículas haverá uma alteração no estado em que ele se encontra, configurando dessa maneira um movimento acelerado.
No caso de um sistema de partículas a força resultante atuando no centro de massa proporciona um movimento de translação acelerada, já se essa força atuar distante desse centro de massa ocorrerá o movimento de rotação acelerado em torno de um eixo imaginário além do movimento de translação.
Contudo, havendo apenas uma força de atrito estática entre a superfície do corpo, esférico por exemplo, e a superfície na qual este corpo está em contato, surgirá o movimento de rotação uniforme.
Se o corpo esférico não deslizar sobre a superfície na qual está em contato é possível afirmar que a variação do espaço ( ) equivale ao comprimento de arco da circunferência e consequentemente é diretamente proporcional a variação do ângulo ( ) sendo o raio daquele corpo esférico constante: Através da relação variação do espaço ( ) e variação do tempo ( ) se obtém a velocidade em um ponto localizado na zona periférica do corpo esférico
Materiais:
Lançador horizontal (plataforma e rampa de madeira com canaleta, onde serão efetuados os lançamentos);
Tripé universal de 46,5 cm
Cronometro
Trena
Esfera metálica 1 de massa 16,5g e diâmetro 16mm (objeto de lançamento)
Esfera metálica 2 de massa 24,0g e diâmetro