Relatorio Fisica I Primeiro Est Gio
O presente relatório aborda o experimento realizado em aula prática sobre medições realizadas diretamente, por meio de instrumentos específicos, de uma determinada peça, utilizando a unidade de grandeza milímetros (mm) como a unidade padrão. Foi realizada a medição de diâmetro, comprimento, largura, profundidade e espessura da peça com objetivo de analisar os resultados de forma adequada, respeitando a quantidade de algarismos significativos e informar os erros das medidas.
1. Introdução:
A ciência e a engenharia se baseiam em medições e comparações. Assim, precisamos de regras para estabelecer de que forma as grandezas devem ser medidas e comparadas, e de experimentos para estabelecer as unidades para essas medições e comparações. Um dos propósitos da física e também da engenharia é projetar e executar esses experimentos. A necessidade de precisão na ciência e na engenharia nos força, em primeiro lugar, a buscar a invariabilidade.
Medir é um ato de comparar e esta comparação envolve erros, podemos ter desacertos sistemáticos que ocorrem quando há falhas no método empregado, defeito dos instrumentos, erros acidentais que ocorrem quando há imperícia do operador, erro de leitura em uma escala ou erro que se comete na avaliação da menor divisão da escala utilizada.
Em qualquer situação deve-se adotar um valor que melhor represente a grandeza e uma margem de erro dentro da qual deve estar compreendido o valor real.
2. Desenvolvimento Teórico:
Grandeza é tudo aquilo que envolva medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade. Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, que é a unidade de medida.
Para tanto, cabe o entendimento dos conceitos de precisão que é definida pelo desvio padrão de uma série de