Relatorio fisica experimental
Centro de Ciências Exatas
Departamento de Física
Laboratório de Física I
Experimento 4.1: Parte 2
Curso: Engenharia Elétrica
Turma: 01
Professora: Carla
Acadêmico:
Guido Assano Zoner, RA: 85104
Maringá, 19 de Abril de 2013.
Resumo:
A análise do experimento realizado em um trilho de ar (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado), consistiu em determinar a aceleração do móvel e a força resultante do mesmo. Para isso foi utilizado um carrinho e 05 massas aferidas por uma balança eletrônica. Após tal, os valores da força e aceleração foram plotados no gráficos, obtendo o valor de uma constante.
Introdução Geral:
O experimento em questão trata-se de um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Para tal, sabemos que a velocidade varia linearmente com o tempo, podendo aumentar ou diminuir em módulo, conforme o valor da aceleração obtida no procedimento. Mas a aceleração permanece constante.
Objetivos:
Analisar o comportamento do móvel contido no trilho de ar, quando este encontra-se preso a um fio inextensível que percorre uma roldana, que por sua vez encontra-se ligada a um suporte. Encontrar as diferentes acelerações do móvel, uma vez que as massas que estão fixadas no móvel são transferidas para o suporte, promovendo assim, uma aceleração maior do conjunto.
Fundamentação teórica:
No experimento analisado o móvel, preso a uma massa m, percorre um trilho de ar. Assim sendo, observamos a presença de um movimento retilíneo uniformemente acelerado, com a velocidade e aceleração variando com o tempo. Para minimizar os efeitos das forças atuantes no plano, utilizamos o trilho de ar, a fim de minimizar ao máximo a força de atrito.
Fórmuladas utilizadas no experimento:
(1-0) (1-2) (1-1) (1-3)
Desenvolvimento experimental:
Materiais utilizados:
* 1 trilho de ar * 1 compressor