RELATORIO FISICA EXPERIMENTAL
GUILHERME LIMA CAMPOS - 2013020416
UFMA
No dia 17/10/2014 foi realizado um experimento em que envolvia um plano inclinado, como na aula anterior. Portanto, no novo experimento pediu-se o coeficiente de atrito cinético, desse modo, teríamos que coletar todos os dados e reuni-los de modo estatístico e calcular o coeficiente.
INTRODUÇÃO
Imaginando a situação em que uma pessoa muda algum móvel de lugar. Existirá uma força de atrito estático entre o chão e o móvel, daí obteremos a força de atrito cinético, sendo que essa força obrigatoriamente tem que ser menor que a força de atrito estático. Ou seja, para o objeto se deslocar, é necessário uma força com intensidade um pouco maior que a força de atrito estático, mas depois de iniciado o movimento é necessário uma força de menor intensidade. Essa é a força de atrito cinético.
ABORDAGEM TEÓRICA
Coeficiente de atrito dinâmico está associado ao deslocamento do corpo, quando o objeto desliza sobre o plano, isso quer dizer que a força de atrito estática foi ultrapassa pela força aplicada no bloco, a partir daí começa a agir sobre o objeto a força de atrito dinâmico.
m.a=Px-Fatm.a=P.sin θ- μd.Nm.a=P.sin θ- μd.P.cosθm.a=m.g.sin θ- μd.m.g.cosθa=g.sin θ- μd.g.cosθμd= sinθ- sg cosθS=S0-V0t- 12a.t²μd= sinθ- ag cosθTorricelli
S=S0-V0t- 12a.t²a=2∆St²μd= sinθ- 2∆Sgt² cosθCom g ≅9.81 ms²
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
MATERIAIS:
Aparelho de simulador de plano inclinado; pesos(50g, 100g); cronômetro. METODOLOGIA:
Primeiramente, foi posicionado o aparelho em que simula um plano inclinado na angulação zero graus em relação a mesa que estávamos, após colocarmos o peso sobre o plano inclinado, foi levantado a angulação até que o peso (em repouso) entrasse em movimento, após o começo do movimento, foi marcado no cronômetro o tempo de descida do peso até a altura zero.
ANÁLISE DOS RESULTADOS
ANGULO PESO TEMPO 1 (CENTÉSIMOS) TEMPO 2 (CENTÉSIMOS) TEMPO 3