Relat Rio De Fisica Experimental
Introdução:
O objetivo deste experimento é analisar os coeficientes de atrito estático e cinético com materiais de diferentes características postos em um plano inclinado.
Desenvolvimento Teórico:
As forças de atrito fazem parte do cotidiano permitindo com que objetos que as vençam possam se movimentar assim como freá-los. Porém para melhor entender, sobre um objeto é aplicada uma força () onde este em contato com uma superfície qualquer sofre uma força de atrito contraria a força (), tendo outras forças atuantes como a N e g sobre o objeto. Ressaltando que a força de atrito estático (fe) é quando não há movimento do objeto enquanto a força de atrito cinético (fc) é quando o objeto se move e esta faz oposição a este.
Materiais Utilizados No Experimento:
01 plano inclinado
01 escala angular
01 um corpo de madeira
Desenvolvimento Do Experimento:
Determinamos o peso do corpo de madeira para começar o experimento.
Colocamos sob o plano inclinado o corpo de madeira com a parte da esponja em contato com ele, em um ângulo de 15° onde este permaneceu estático no plano inclinado.
Desenhamos então o seguinte diagrama de forças:
Assim percebemos que o corpo de madeira não se moveu, devido ao seu atrito estático(Fat) ser igual ou maior que força aplicada (Px).
Podemos assim saber qual o valor da força de atrito estático tendo apenas a seguinte fórmula:
Px= p.senɵ
Sabendo que a força aplicada (Px) é igual ou menor que a força de atrito estático, ou seja, Fat= Px, usamos então a formula de Px, substituindo o p pelo peso do corpo de madeira e o senɵ por sen15°, encontrando assim o valor da força de atrito estático.
Continuando com o corpo de madeira com a esponja para baixo, elevamos a rampa te chegar aproximadamente no ângulo 50, onde percebemos que o corpo começos a deslizar sobre a rampa em um movimento devagar. Fizemos essa elevação 5 vezes para melhor precisão.
Desenhamos então o seguinte diagrama de forças:
Como o corpo se