Relatorio Final
Relatório
Experimento 01
Nome
Matrícula
Assinatura
Ana Paula Chavier
13/0005703
Itiane Thayná Batista Almeida
13/0028738
Turma FF
Datas
Realização
Entrega
19/09/2014
26/09/2014
Sumário
1. Introdução 3
2. Objetivos 3
3. Materiais Utilizados 3
5. Discussão 8
6. Conclusões 9
7. Diagramas esquemáticos 9
8. Referências 9
1. Introdução
Portas lógicas são de extrema importância para o desenvolvimento de circuitos lógicos simples ou moderados, portanto, o seu estudo leva a um entendimento acerca do seu funcionamento, o que é importante pois existem diversos tipos de circuitos integrados.
Circuitos integrados(ou CI's) nada mais são que pequenos Hardwares que trazem para o mundo físico a álgebra de Boole, sendo que os tipos de CI's mais utilizados atualmente são os TTL e os CMOS. Estes dois tipos de circuito possuem algumas características diferentes, porém, na prática, são uma coleção de componentes discretos dispostos em pequenos chips ou pastilhas fabricados com materiais semicondutores.
Atualmente, o circuito lógico mais utilizado é o CMOS, que apesar de possuir algumas características não tão boas, como o fácil acúmulo de cargas elétricas, possui baixo consumo de potência e boa imunidade ao ruído. Uma forma de identificar o funcionamento de uma circuito digital é por meio do seu manual ou “data sheet”.
O data sheet contém todas as informações sobre como funciona o circuito, como por exemplo, as faixas de tensões que representam os binários '1' e '0'. Os CI's combinacionais mais utilizados são os representantes das funções lógicas AND, OR, INVERSOR, NAND, NOR, XOR entre outras.
2. Objetivos
O objetivo do experimento 01 foi implementar circuitos digitais utilizando portas lógicas para o conhecimento e caracterização das mesmas, além do conhecimento e diferenciação entre circuitos lógicos TTL e CMOS. Além disso, aprendeu-se a importância da tabela verdade, além da