Relatorio Fertilidade
CAMPUS I
ENGENHARIA AGRONÔMICA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
AMOSTRAGEM DO SOLO
DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ NO SOLO
PALMAS – TO
2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS
CAMPUS I
ENGENHARIA AGRONÔMICA
BRUNA GONÇALVES MONTEIRO
FÍSICA DO SOLO
PALMAS – TO
2015
RESUMO
A amostragem do solo é a primeira e principal etapa de um programa de avaliação da fertilidade do solo, pois é com base na análise química da amostra do solo que se realiza a interpretação e que são definidas as doses de corretivos e de adubos. A acidez do solo limita a produção agrícola em consideráveis áreas no mundo, em decorrência da toxidez causada por Al e Mn e da baixa saturação por bases (Coleman & Thomas, 1967). O cultivo de determinadas espécies vegetais e o uso de adubação, principalmente fertilizantes amoniacais e ureia podem contribuir para a acidificação dos solos. O objetivo da prática de amostragem do solo foi assegurar a obtenção de informações confiáveis a respeito da existência, concentração e distribuição de determinadas substâncias na área investigada.
Palavras chave: Solo, acidez, extração, determinação.
INTRODUÇÃO
A análise do solo, num sentido amplo, é uma medida físico-química, mas, no agronômico, seu objetivo é determinar a habilidade do solo em fornecer nutriente às plantas, e também determinar as necessidades de calcário e fertilizante, além de diagnosticar problemas de toxidez de alguns elementos, excesso de sais e outros. Para que os objetivos da análise de solo sejam atingidos, é necessário que essa prática esteja interligada com outras etapas, quais sejam: 1) amostragem do solo; 2) análises de laboratório; 3) interpretação dos resultados; 4) recomendação de calagem e adubação. Todos esses segmentos extremamente importantes.
A amostragem do solo é a primeira e principal etapa de um programa de avaliação da fertilidade do solo, pois é com base na análise química da amostra do