Relatorio estrutura do sistema de ensino no brasil
Léa Tiriba2
Apresentação
Queridas professoras e professores de todo o Brasil!
Escrevo a vocês em razão da necessidade de compartilhar reflexões e propor ações que nos permitam compreender e enfrentar a situação de emergência planetária que hoje vivemos. Durante séculos, acreditamos no mito da natureza infinita! Anos a fio, ensinamos às crianças a ideia de que todos os seres vivos, toda a natureza existem para benefício dos seres humanos. Além de nos oferecer ar puro, água, terras férteis e bom clima, a Terra seria uma eterna fonte de recursos para a produção dos bens materiais e imateriais que a mente humana vem sendo capaz de inventar. Entretanto, há mais de
200 anos, uma profecia de Olhos de Fogo, uma velha índia Cree, alertava:
Um dia a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos nas correntezas dos rios. Quando este dia chegar, os índios perderão no seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris.
Hoje sabemos que o dia anunciado por Olhos de Fogo já chegou. Dados de 20103 revelam que sete milhões de hectares de floresta são devastados por ano; um em cada quatro mamíferos corre o risco de desaparecer devido à destruição de hábitat, da caça e mudança climática; entre 1950 e 2005, a produção de metais cresceu seis vezes, a de petróleo, oito, e o consumo de gás natural, 14 vezes. No total, 60 bilhões de toneladas de recursos são extraídas anualmente – cerca de 50% a mais do que 30 anos atrás.
1
Texto elaborado por solicitação da Coordenação de Educação Infantil / COEDI / SEF / MEC. Ao final, está uma relação de pessoas/grupos que colaboraram com suas críticas e sugestões para esta versão.
2
Professora da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de