Resumo livro dom quixote
Miguel de Cervantes Saavedra foi um importante poeta, dramaturgo e novelista espanhol. Nasceu em 29 de setembro de 1547 (data suposta) na cidade espanhola de Alcalá de Henares. A sua obra-prima, Dom Quixote de La Mancha, muitas vezes considerado o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerado um dos melhores romances já escritos. Seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura. A sua influência sobre a língua castelhana tem sido tão grande que o castelhano é frequentemente chamado de La lengua de Cervantes (A língua de Cervantes).
Essa é a historia de um nobre fidalgo cinquentão, que morava numa pequena fazenda no vilarejo de La Mancha, de sobrenome Quijano. Morava em companhia de uma empregada, sua sobrinha e um moço que cuidava da fazenda, gastando a maior parte de seu tempo lendo livros de cavalaria, e acabou ficando maluco de tanto acreditar nas fantasias das histórias de cavaleiros.
Resolveu sair pelo mundo em busca de aventuras, como cavaleiro andante à serviço da honra e da pátria. Nomeou-se Dom Quixote. Como todo cavaleiro, ele precisa de uma dama a quem honrar, e elege então, uma lavradora que tinha sido sua paixão e a chama de Dulcinéia. Depois de tomar essas providências, monta em seu cavalo Rocinante e foge de casa em busca de aventuras.
Após um dia inteiro de caminhada sob o sol, depara com uma venda, que em sua mente perturbada se converte num castelo, onde pede para ser ordenado cavaleiro pelo vendeiro, que quase não consegue conter o riso. No dia seguinte, ao investir contra o grupo de comerciantes que vê como adversários, cai de Rocinante e tem seu corpo moído por pauladas. Um conhecido da aldeia encontra o