Ecologia
ECOLOGIA
A palavra ecologia deriva da palavra grega oikos que significa “casa” ou “lugar onde se vive”.
Ecologia é: a ciência que estuda as relações dos organismos ou grupos de organismos com o seu ambiente.
Ou a ciência das inter-relações que ligam os organismos ao seu ambiente.
ECOLOGIA
Na sociedade primitiva todo indivíduo precisava ter conhecimento concreto do seu ambiente para garantir sua sobrevivência. O inicio da civilização ocorreu quando o homem aprendeu a utilizar o fogo e outros instrumentos para modificar o seu ambiente. Como todas as ciências, a ecologia também teve um desenvolvimento gradual ao longo da história da humanidade.
ECOLOGIA
Trata-se
de uma ciência multidisciplinar, que engloba diversos ramos do conhecimento.
Além
da Biologia, da Física e da Química, também as ciências econômicas e sociais têm de ser integradas para que se possa entender a complexidade das relações entre a humanidade, os outros seres vivos e o planeta.
ECOLOGIA
Histórico • Apesar de ter sido reconhecida como um ramo a parte dentro da biologia somente na segunda metade do século XX, alguns princípios ecológicos foram postulados muito antes disso. • Theophrasto, considerado o pai da botânica, descreveu as interrelações entre animais, plantas e o ambiente no século 4 a.C.
Fonte: Glauco Machado (USP).
ECOLOGIA
Alexander
Von Humboldt Em 1804 descreveu mudanças em parâmetros das comunidades ao longo de gradientes altitudinais. Thomas Malthus Lançou as bases teóricas e analíticas sobre crescimento populacional e uso de recursos.
ECOLOGIA
Charles
Darwin Lançou bases conceituais cruciais para desenvolvimento do pensamento ecológico.
Edward
o
Suess Lançou o conceito de biosfera, composta por plantas, animais e o ambiente abiótico.
ECOLOGIA
Após a Segunda Guerra Mundial, a preocupação com as atividades humanas e suas consequências para o meio ambiente aumentaram o interesse dos cientistas