Relatorio do teor de umidade
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi
Rua Erechim, 860. Bairro Planalto
98280-000 Panambi, RS
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – CAMPUS PANAMBI
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
ALANA, CÂNDIDA, LAURA E MAIARA
QUÍMICA DE ALIMENTOS
TEOR DE UMIDADE NA SALSICHA
PANAMBI,
ABRIL DE 2013
Introdução
A porcentagem de umidade do alimento relaciona-se com a quantidade de água disponível nele existente. É possível determinar a quantidade de água que foi removida ou adicionada a um produto quando se tem o conhecimento da sua umidade inicial e da umidade final, após a secagem.
O teor de umidade corresponde à perda em peso sofrida pelo alimento quando aquecido em condições nas quais a água é removida. O resíduo obtido no aquecimento direto é chamado de massa seca, e esse aquecimento é em torno de 105ºC e é o processo mais usual em amostra de alimentos.
A importância da determinação do teor de umidade dos alimentos é que a deterioração de um elemento é, normalmente, resultante do crescimento de microrganismos, atividade enzimática e reações químicas, as quais, em sua maioria, dependem da água. A umidade de um alimentos está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar os seguintes itens: estocagem, embalagem e processamento. Alimentos com alta umidade estocados irão deteriorar mais rapidamente; alguns tipos de deterioração podem ocorrer em determinadas embalagens se o alimento apresentar umidade excessiva.
Objetivo Determinar o teor de umidade na salsicha
Procedimento
O cadinho foi previamente colocado na estuda a uma temperatura de 105ºC. Após algumas horas, esse cadinho foi retirado da estufa com o auxílio de uma pinça e colocado em um dessecador. O cadinho foi pesado na balança analítica, e anotamos o peso. Na sequência, colocamos cerca de