Relatório Teor de Umidade
A umidade do solo (h) ou teor em água (w) é definida como a massa da água (P_a) contida em uma amostra de solo dividido pela massa de solo seco (P_s), sendo expressa em quilogramas de água por quilogramas de solo, ou, multiplicando-se por 100, tem-se em percentagem.
Para determinação do peso seco e da massa de água, o método tradicional é a secagem em estufa, na qual a amostra é mantida com temperatura entre 105 °C e 110 °C, até que apresente peso constante, o que significa que ela perdeu a sua água por evaporação. O peso da água é determinado pela diferença entre o peso da amostra (P) e o peso seco (P_s)
Nesta aula prática vimos como se deve fazer uma preparação de amostra de solo e cálculo de teor de umidade, inclusive observando as normas da NBR para determinação de umidade do solo.
OBJETIVO
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DO SOLO - O ensaio para a determinação do teor de umidade tem como finalidade descrever características dos solos, assim foram realizados os testes com amostras que foram retiradas devido às observações da NBR 9604 para que as amostras sejam devidamente padronizadas.
Assim utilizamos um laboratório e fizemos as medidas necessárias para a determinação mais próxima possível da exatidão. Com o conhecimento das massas das amostras antes e depois da secagem conseguimos obter o teor de umidade das amostras. O ensaio de teor de umidade foi feito em três métodos com solos diferentes.
NORMAS APLICÁVEIS
Não normalizado pela ABNT - Determinação da umidade superficial em agregados miúdos e graúdos pelo método da estufa
NBR 9775 - Determinação da umidade superficial em agregados miúdos por meio do frasco de Chapman.
Não normalizado pela ABNT - Determinação da umidade superficial em agregados miúdos pelo método do álcool.
RELAÇÃO DE MATERIAIS E FERRAMENTAS
Método da Estufa:
Balança capacidade mínima