Relatorio Do Microondas
Aparelhagem
- 2 béqueres de 250 mL
- 1 béquer de 120 mL
- 1 béquer de 200 mL
- 1 Termômetro
- 1 Forno de microondas
- 1 Proveta de 250 mL
Reagentes
- Água destilada
- Glicerina
- Biodiesel
- álcool
Foram medidos 30 mL de água e transferido para um béquer de 120 mL, verificou-se a temperatura inicial da água, e então o béquer com água foi aquecido no forno de microondas de 5 em 5 segundos até atingir a temperatura de 70 °C. Foram medidos 30 mL de glicerina e transferido para um béquer de 200 mL , verificou-se a temperatura inicial da glicerina, e então o béquer com glicerina foi aquecido no forno de microondas de 5 em 5 segundos ate atingir a temperatura de 82 °C. Foram medidos 30 mL de álcool e transferido para um béquer de 250 mL, verificou-se a temperatura inicial do álcool, e então o béquer com álcool foi aquecido no forno de microondas de 5 em 5 segundos ate atingir a temperatura de 65 °C. Foram medidos 30 mL de biodiesel e transferido para um béquer de 250 mL, Verificou-se a temperatura inicial do biodiesel, e então o béquer com biodiesel foi aquecido em um forno de microondas de 5 em 5 segundos ate atingir a temperatura de 51 °C.
Discussão e Resultados
Todas as substâncias utilizadas foram submetidas ao aquecimento no forno de microondas de cinco em cinco segundos. Podemos observar na tabela abaixo que a apesar das substancias terem sido aquecidas com um tempo igual, suas temperaturas variaram.
Essas variações de temperatura ocorrem devido ao calor especifico de cada substância. O calor específico mede a quantidade de calor que um grama de uma substância recebe ou cede para que sua temperatura se altere de 1oC, ou seja, quanto maior o calor especifico de um corpo mais “difícil” é elevar sua temperatura. Veja a tabela abaixo:
A tabela acima mostra que a água é a substancia que tem o maior calor especifico, no entanto, ela não foi a que teve a menor variação de temperatura. A