Relatorio do Grupo Carbonato
Os elementos magnésio, cálcio, estrôncio e bário pertencem ao grupo II A (alcalinos terrosos) da tabela periódica apresentando configurações eletrônicas similares. O que os proporciona propriedades semelhantes.
Todas as soluções dos íons desse grupo são incolores e seus sais apresentam caráter iônico e são brancos ou incolores, a menos que esteja presente um ânion colorido. Embora solúveis em água, os nitratos de estrôncio e bário podem ser precipitados pela adição de ácido nítrico concentrado.
Os íons dos metais alcalinos terrosos não hidrolisam significativamente em soluções e seus íons são bivalentes. Os hidróxidos de cálcio, estrôncio e bário são bases fortes.
Propriedades dos cátions do Grupo II
Magnésio : O hidróxido de magnésio é um de seus compostos menos solúveis. A alta solubilidade de muitos compostos de magnésio é atribuída ao pequeno tamanho do íon Mg2+, o que favorece a sua hidratação. O magnésio é o metal que apresenta propriedades mais diferenciadas de resto do grupo, devido ao seu pequeno tamanho e por essa razão, às vezes não é classificado junto com esses elementos no procedimento de separação analítica.
Cálcio: O cálcio é o elemento mais abundante dos metais alcalinos terrosos. Seus compostos menos solúveis são os carbonatos e oxalatos.
Estrôncio: O estrôncio como pode se esperar de sua posição na tabela periódica, possui propriedades intermediárias entre o cálcio e o bário.
Bário: O Bário é o elemento mais pesado desses quatro elementos e seus íons são muito tóxicos. O cromato de bário é um dos compostos menos encontrados na análise qualitativa.
Na tabela abaixo são apresentados os produtos de solubilidade de hidróxidos e de alguns sais dos metais alcalinos terrosos. O exame desta tabela permite ao estudante entender a escolha dos reagentes usados na separação dos cátions deste grupo
Ânions
Mg2+
Ca2+
Sr2+
Ba2+
OH-
5,9x10-12
-
-
-
CO32-
1,0x10-5
4,8x10-9
7,0x10-10
4,9x10-9
C2O42-
8,6x10-5
2,3x10-9
5,6x10-8
2,3x10-8
SO42-
-