LITIO
QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
Aula 4 – Grupo 14: Propriedades do carbono
CORONEL FABRICIANO – 1° SEMESTRE DE 2014
UNILESTE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO
QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
AULA 4: GRUPO 14: PROPRIEDADES DO CARBONO
Alunos:Jairo Oliveira, Mércia Silva, Renato Godoy,Thaynara M.
Professor: Ricardo França Furtado da Costa
CORONEL FABRICIANO – 1° SEMESTRE DE 2014
1. Introdução
O carbono é o elemento fundamental da Química Orgânica, tudo por que é essencial na formação dos compostos orgânicos. A sua estrutura começou a ser estudada por Archibald Scott Couper (1831-1892) eFriedrich August Kekulé (1829-1896) na segunda metade do século XIX. Os estudos referentes à estrutura do carbono foram denominados de postulados de Couper-Kekulé.
O átomo de carbono é tetravalente. Esta estrutura permite que o elemento estabeleça quatro ligações covalentes, por isso existe uma enorme variedade de compostos derivados do carbono. Os quatro pares eletrônicos disponíveis permitem formar ligações com diversos outros elementos.
As quatro valências do carbono são iguais. Isso explica por que existe, por exemplo, somente um bromometano. Qualquer que seja a posição do bromo, obtém-se um só composto: H3CBR.
Encadeamento constante. Átomos de carbono ligam-se diretamente entre si, formando estruturas denominadas cadeias carbônicas. A capacidade de formar quatro ligações é mais pronunciada no carbono do que em qualquer outro elemento, para constatar é só observar as extensas cadeias carbônicas e a variedade enorme de compostos orgânicos.
2. Objetivos
Verificar a reatividade do carbono com ácido sulfúrico e algumas propriedades do carbono e de seus compostos.
3. Materiais e reagentes
Solução de Ca(OH)2 Solução de Na2CO3
Solução de NaOH 0,01 M Solução de HCl 6 M
Fenolftaleína seis tubos de ensaio
CaCO3 (mármore)