relatorio de van graaff
Os átomos da matéria são formados por grandes quantidades de partículas, dentre elas as mais conhecidas são os prótons ( carga positiva), os elétrons ( carga negativa ) e os nêutrons ( carga nula ). Quando o numero de prótons em um átomo é igual ao número de elétrons, este permanece neutro. Pode se entender sobre essa condição o chamado equilíbrio eletrostático.
No entanto esse equilíbrio pode ser desfeito, sendo isso possível através do processo chamado eletrização, que pode ocorrer através de três maneiras: atrito, contato e indução.
2. Objetivo
Induzir o transporte de carga através de um gerador e analisar suas ações.
3. Procedimentos
3.1 - Materiais
O gerador é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio( mais usados são o acrílico ou pvc ).
4. Resultado
Este aparelho é destinado ao estudo experimental da eletrostática . Um motor movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra –se dentro da esfera metálica oca. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera.
5. Conclusão
Concluímos que os corpos carregam se com cargas positivas ou negativas, podendo perder ou ganhar elétrons dependendo da natureza do material. Concluímos também que quanto menor o raio de curvatura, maior a densidade superficial de carga, podendo se notar o seu comportamento diante de cada mudança estabelecida na troca e na posição dos materiais usados nos experimentos.