design
Famílias Solanaceae e Mavaceae
aluno: Lincoln França unidade: Marapendi
Prof.: Maria de Fátima
Turma: 2013.3
Disciplina: Paisagismo
Solanaceae
Etimologia
Do gênero Solanum L., do verbo latim solari - consolar ou aliviar - devido às propriedades calmantes (narcóticas) de algumas espécies do gênero.
Descrição Botânica e Distribuição
Solanaceae é composta por um grande número de espécies, representada por ervas, arbustos, arvoretas e uma pequena quantidade de lianas e trepadeiras.
É uma família de grande importância para a alimentação da sociedade. Fazem parte dessa família botânica: a batata (Solanum tuberosum), o tomate (Solanum lycopersicum) o tabaco ou fumo (Nicotiana tabacum), etc. Algumas espécies são venenosas. A família Solanaceae é conhecida principalmente pela sua grande importância econômica. O gênero Solanum L., maior e mais complexo, apresenta espécies com elevado grau de representatividade graças às suas respectivas contribuições para a economia do país: a batata-inglesa (Solanum tuberosum L.), e o tomateiro (S. lycopersicum L.).
Solanaceae possui distribuição cosmopolita, concentrada na região neotropical.
Observou-se algumas coincidências específicas das floras da África-Nigéria,
Austrália, China , Índia ,África, e Madagascar com a flora brasileira. No Brasil, ocorrem 32 gêneros e 350 espécies.
Uso paisagístico e Gêneros
Das poucas espécies conhecidas no paisagismo, são quase todas originárias do
Brasil. As plantas arbustivas são utilizadas isoladamente, em grupos ou maciços; as escandentes ou lianas prestam-se para subir em pérgulas, pórticos ou grades, enquanto que as ervas menores, a exemplo de Petúnia spp, são ideais para forrações, jardineiras e vasos suspensos.
Gêneros:
Browallia, Brugmansia, Brunfelsia, Capsicum, Cestrum, Datura, Lycianthes, Nicotiana,
Petunia, Solandra, Solanum, Streptosolen.
Petúnia integrifolia
Petúnia perene
Solanum