Relatório do Gerador de Van de Graaff
Curso: Eletrônica Disciplina: Física
Alunos:. Nºs: Turma: 4211
Professor: João Batista Data: 27/05/2013
Relatório da criação e execução da montagem de um Van de Graaff
1 OBJETIVOS
1.1 GERAL O objetivo geral do trabalho é construir um gerador de Van de Graaff, de acordo com o solicitado pelo professor, utilizando materiais simples e baratos.
1.2 ESPECÍFICOS
Compreender o funcionamento de um gerador de Van de Graaff;
Consolidar as informações obtidas;
Projetar o gerador;
Construir o gerador;
Demonstrar seu funcionamento;
2 FUNDAÇÃO TEÓRICA Os fundamentos do funcionamento de um gerador Van de Graaff estão na eletrização por atrito. Ao atritar dois materiais, ocorre a transferência de elétrons entre os dois corpos, deixando-os com cargas de sinais opostos. O gerador não sofreu muitas mudanças desde sua criação em 1931, por Rober Jamison Van de Graaff. Sua estrutura consiste em:
1. Um domo ou cúpula de descarga;
2. Uma coluna de apoio;
3. Roletes (superior e inferior);
4. Pentes metálicos (superior e inferior);
5. Uma correia transportadora;
6. Uma base para alojar o motor, fixar a coluna e o pente inferior. Em um gerador Van de Graaff, a correia de borracha passa pelo rolete. Enquanto o rolete gira, ele adquire cargas negativas e a parte interna da correia adquire uma carga igual e de sinal contrário. A parte externa da superfície da correia adquire uma carga igual, mas negativa, através de indução. O pente inferior pega essas cargas negativas para o terra. O pente superior, acima da correia, remove as cargas positivas e deposita-as na cúpula coletora. As cargas positivas ficam na superfície interior da correia e vão para cima, de acordo com que ela gira. No topo, ele gira em cima do rolete superior, que conduz as cargas positivas e as retém. Elétrons livres do rolete superior passam para a correia