Pericia Forense
A implementação de praticas ITIL nas organizações, envolve fatores referente à organização e seus objetivos estratégicos além da geração de receita. Os processos de ITIL são complexos, neles estão abordados os temas: gerenciamento de configuração, gerenciamento de incidentes, gerenciamento de problemas, gerenciamento de mudança, gerenciamento de liberação, gerenciamento de nível de serviço, gerenciamento de capacidade, gerenciamento de disponibilidade, gerenciamento da continuidade dos serviços de TI, gerenciamento financeiro e benefícios da implementação da ITIL.
Palavras-chave: Gerenciamento; Geração de Receita; Benefícios da ITIL.
1. INTRODUÇÃO
O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um dos frameworks mais utilizados para gestão de serviços de TI. A versão atual do framework possui 26 processos de gestão, que são divididos em 5 categorias (Alison Cartlidge, 2007).
A implantação de práticas ITIL em uma organização é um processo complexo que envolve fatores como o tamanho da instituição, o volume e a variedade de serviços de TI executados, a maturidade da área de TI e a maturidade da própria instituição como um todo.
Hoje, as organizações estão mais maduras em relação ao assunto e tomam decisões mais estratégicas levando em conta não apenas custos, mas a criticidade de cada processo na área de TI para a geração de valor para a organização. A organização precisa observar seus objetivos estratégicos.
A cada dia, as organizações ficam mais dependentes da TI, a fim de satisfazer seus objetivos estratégicos e atender suas demandas, portanto a busca por eficiência e aumento na geração de receita é essencial para o sucesso do negócio.
2. OBJETIVO
O artigo tem por objetivo abordar, de uma maneira geral, a implementação dos processos de ITIL nas organizações.
3. JUSTIFICATIVA
Como