Trabalhos de Exportação
As transações realizadas pelos países são de natureza comercial e financeira, tais como os empréstimos e investimentos. Dessa forma, o comércio exterior está contido no comércio internacional de um país, no contexto das transações comerciais.
Exportação é a saída de mercadoria nacional ou nacionalizada do território aduaneiro brasileiro.
Esta saída está baseada em especialização do país na produção de bens para os quais tenha maior disponibilidade de fatores produtivos, garantindo excedentes exportáveis. A exportação implica entrada de divisas.
Segundo Lopes e Gama (2002: p. 175-176), o conceito de exportação pode ser visto sob os aspectos comercial, aduaneiro e cambial. A exportação de mercadorias sob o aspecto comercial se confi gura quando a mercadoria é disponibilizada ao comprador estrangeiro em local e prazo estipulados em contrato de compra e venda internacional. O local de entrega é chamado de fronteira comercial, onde em tempo aprazado ocorre a transferência de riscos e danos do vendedor para o comprador.
Sob o aspecto aduaneiro, a exportação ocorre com a saída da mercadoria do território aduaneiro, que compreende todo o território nacional. No entanto, a compreensão de saída da mercadoria varia em função do modal de transporte utilizado.
Nos transportes aéreo e marítimo, considera-se a saída para o exterior o ingresso da mercadoria no veículo de transporte internacional. No transporte terrestre (rodoviário ou ferroviário), quando do cruzamento da fronteira.
Sob o aspecto cambial, a exportação acontece com o ingresso das divisas pertinentes ao pagamento da exportação no estrangeiro, isto é, com a liquidação do contrato de câmbio.
Exportação direta
A exportação direta consiste na operação em que o produto exportado é faturado pelo próprio produtor ao importador. Esse tipo de operação exige da empresa conhecimento do processo de exportação em toda a sua