relatorio de uma planta de vegetais
Na disciplina de processos indústrias, visitamos a planta de processamento de vegetais do SENAI – Centro Tecnológico do Setor Alimentício! Alice de Podestá Navarro Vieira”, sendo assim observamos na prática, os equipamentos e ferramentas que auxiliam nas atividades e suas respectivas medidas de controle na prevenção de acidentes.
Barreira de Higienização
Como todo processo da planta de vegetais é destinado ao consumo humano, é importante a utilização de medidas de higienização, para evitar a contaminação por microrganismos, causadores de algumas doenças. Na imagem abaixo, vemos a princípio a higienização de calçados, evitando assim que o profissional leve para dentro do ambiente de trabalho microrganismos que possam contaminar o processo.
Foto 01. Higienizador de Calçados
Também devemos fazer a higienização das mãos, a torneira possui um sistema de acionamento através do joelho, por um pedal anexado, evitando o contato com a torneira. A lavagem deve ser feita com sabonete líquido.
Foto 02. Torneira para lavagem das mãos
Dentro da planta também há um local para a higienização das mãos. Na parede está anexada o procedimento correto para a lavagem das mãos.
Foto 03. Higienizador Interno e Procedimento de Lavagem das Mãos
Foto 04. Higienizador Interno
Segurança no Ambiente
O ambiente conta com saídas de emergência, na parte interna, para que em um possível acidente ou incêndio as pessoas possam evacuar a área.
Foto 05. Saída de Emergência
Também como medida de proteção há extintores de incêndio, instalados no prédio, tanto na parte interna da planta como na externa.
Foto 06. Extintores de Incêndio
Para a segurança dos funcionários, deve-se limitar uma área para o trânsito de pedestre em torno das máquinas. A cor da faixa estava errada, era amarela, sendo a cor correta branca.
Há também um mapa de risco para a orientação dos funcionários sobre os riscos ambientais do