Relatorio de síntese sobre o bairro da várzea
Nos lotes de pequeno porte, são encontrados estabelecimentos comerciais e residências. No caso dos lotes residenciais, as casas delimitam as ruas, logo, são sem recuo, área lateral e muros. Já nos lotes comerciais é comum a existência de um segundo pavimento sendo utilizado como moradia.
Os lotes de porte mediano ou grande, em sua maioria são residenciais de um ou dois pavimentos, cercados por muros, com afastamento, áreas laterais e quintal. Nos lotes de porte grande há uma predominância de condomínios e prédios, com recuo, área lateral e muros. Esse tipo de terreno, porem, é pouco encontrado, tendo em vista que a Várzea é pouco verticalizada.
Na Rua Francisco Lacerda, encontra-se o Asilo da Infância Desvalida de Ambos os Sexos, orfanato que funciona numa antiga mansão, assim como um condomínio em construção com edifício de sete pavimentos sob pilotis e com um gabarito de 29,40 m (estacionamento + pavimentos + caixa d’água + caixa de máquina).
No sítio histórico (encontrado na extremidade da Rua Francisco Lacerda) existe a Igreja Nossa Senhora do Rosário, caracterizada por sua arquitetura barroca, além de algumas casas conjugadas que conservam um estilo arquitetônico colonial, um seminário e o pátio que pode ser considerado um local agradável e arborizado.
O conjunto habitacional de grande porte, conhecido popularmente como Inocoop está inserido na Rua João Francisco Lisboa, e possui edifícios de quatro pavimentos do tipo caixão. O Inocoop é habitado, em grande parte, por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco devido à proximidade existente entre o condomínio e a instituição.
Portadora de grande extensão, Avenida Afonso Olindense,