relatorio de recomendação de segurança
Atos inseguros
Atividade: solda
Situação encontrada: trabalhador realizando a atividade sem o uso dos EPI’s adequados, esta de chinelos sem protetor respiratório, oculos de proteção, mascara de salda, luvas, mangote, perneira, avental de raspa, protetor auditivo e estava manuseando diretamente com as mãos matérias em altas temperaturas.
Descrição das Atividades: Executar, com as técnicas requeridas para cada tipo de serviço ou material utilizado, serviços de solda oxiacetilênica, elétrica ou do tipo MIG em máquinas, equipamentos, estruturas metálicas, tubulações, estruturas internas de máquinas de grande porte e em outros locais em que sejam necessários. Fazer a limpeza das peças ou estruturas que serão soldadas com escova de aço ou lixadeira manual, fazendo o desbaste ou corte com a lixadeira das partes danificadas (quebradas ou trincadas) para facilitar o preenchimento com solda. Fazer o corte com maçarico de acetileno de chapas, tubos ou cantoneiras metálicas usadas nos serviços de soldagem, ou partes das peças danificadas das máquinas. Executar a montagem e soldagem de estruturas metálicas diversas (mesas, escadas, corrimões, suportes, cavaletes etc.). Fazer a limpeza das estruturas montadas, batendo com martelo para retirada de casquilhos ou borras de solda, lixando para remoção de arestas cortantes ou rebarbas. Executar outros serviços correlatos.
Riscos Identificados nestas Atividades:
Exposição ao ruído produzido pela lixadeira manual e outra máquinas nos locais de produção. Risco de lesões nos olhos ou na pele devido à exposição às radiações não ionizantes produzidas durante os serviços de solda (ultravioleta e infravermelho).
Exposição aos fumos metálicos produzidos durante os serviços de solda. Exposição às poeiras produzidas durante o trabalho c/ lixadeira manual. Contato com óleo ou graxa ao executar serviços em máquinas ou equipamentos na fábrica.
Risco de