relatorio de quimica
O Potencial Hidrogeniônico (pH), consiste num índice que indica se uma solução é ácida, neutra ou básica. O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, dizendo que os ácidos são substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases - em solução aquosa - liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Por ser mais abrangente do que a Teoria de Arrhenius, a Teoria de Brönsted-Lowry, proposta pelo dinamarquês Johannes N. Brönsted e pelo inglês Thomas Lowry, em 1923, classifica os ácidos em compostos que doam prótons (H+) e bases em compostos que recebem prótons após uma reação química. A presença dos ácidos e bases em nossa vida cotidiana é bem mais ampla do que se imagina, eles estão presentes em refrigerantes, frutas, sucos, remédios, produtos de higiene ou cosméticos. São ainda matérias primas indispensáveis em um vasto universo de aplicações industriais.
Segundo a Teoria de Brönsted-Lowry toda reação ácido-base forma um par ácido-base conjugado. Dessa forma, por exemplo, quando HCl reage com a água, o HCl é uma ácido (doa H+), tornando-se a base conjugada e a H2O é uma base (recebe H+), tornando-se o ácido conjugado:
Par base-ácido conjugado
Par ácido-base conjugado
Os ácidos possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas e as bases possuem gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). Felizmente, há modos mais eficazes e seguros de identificar ácidos e bases do que o paladar. Para isso pode-se medir a concentração de hidrogênio iônico em uma solução a partir de uma escala logarítmica inversa, a chamada escala de pH, tomando como base o pH= 7,0 (água pura) como o ponto neutro da escala. Dessa forma valores maiores que sete indicam uma solução ácida e valores menores que sete indicam uma solução básica, como