Relatorio de Quimica
Os pontos de fusão e de ebulição são constantes físicas características de cada substância, tendo o gráfico da temperatura em função do tempo o aspecto seguinte.
Figura 1 – Gráfico de Mudanças de Fase (E – Ponto de Ebulição e F – Ponto de Fusão) – Fonte: Disponível em:
O ponto de fusão indica o valor de temperatura a que uma substância passa do estado sólido para o estado líquido e o ponto de ebulição dá o valor de temperatura quando a substância passa do estado líquido para o gasoso. Isto porque durante as mudanças de estado de uma substância, a energia fornecida é usada para romper as ligações intermoleculares e não para aumentar o grau de agitação das partículas que a constituem. Como a temperatura é uma medida da energia cinética das partículas, enquanto se dão estas transformações físicas, mantém-se constante.
Os pontos de fusão e de ebulição dependem da pressão atmosférica. Por exemplo, a 1atm a água ferve a 100 ◦C, mas se a pressão for reduzida a 0, 5atm, a água ferve a apenas 82 ◦C.
Teoricamente, se uma substância da qual se quer determinar o ponto de fusão/ebulição for uma substância pura, durante estas mudanças de estado não se observa variação de temperatura - os patamares no gráfico - podendo na prática ser admissível a variação máxima de 1 ◦C; no entanto, se a amostra for impura, esse intervalo será de certeza de maior amplitude e função do número de componentes, das suas propriedades, bem como das suas proporções na composição da amostra. (LUIS GOMES)
Tendo em vista características tão pertinentes de uma mesma substância, a análise dos pontos de fusão e ebulição pode ser utilizada com dois objetivos, a determinação da pureza de determinada substância ou para a identificação da mesma, desde que se tenha o conhecimento de outras características, também pertinentes, que possam diferenciá-la das demais com as quais possa ser confundida.
O procedimento de determinação é relativamente simples, tanto a parte prática quanto a