relatorio de quimica
Curso de Engenharia Civil – 2° Período.
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LÍQUIDOS E DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS.
Mariana Mendes Gonçalves.
Mirian Alves.
Naaman Ferreira Portela.
Rute Martins de França.
Sofia Barbosa.
Paracatu – MG.
Outubro/2013.
INTRODUÇÃO
A densidade de líquidos e de sólidos determina a quantidade de massa (g) que está presente em uma unidade de volume (mL). A densidade varia de acordo com a temperatura. Para se calcular a densidade de materiais, basta medir a massa e o volume de uma porção e dividir pela grandeza da outra. As unidades mais usadas de densidade são g/mL ou g/cm3. A uma da dada temperatura ambiente, o resultado será constante, mesmo que a massa e o volume dependam da quantidade da substância. De forma prática, o experimento mostra que a mesma quantidade de volume de diferentes líquidos e sólidos podem possuir diferentes pesos. Os principais objetivos dessa atividade é determinar, experimentalmente, a densidade de diferentes líquidos, como a água, o álcool e a solução salina, e sólidos, como o cobre, o zinco e o magnésio, utilizando o método tradicional, e aplicar as técnicas experimentais para medição de massa e volume.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LÍQUIDOS.
a) Para obter a medida da temperatura do experimento, bastou colocar água destilada em um béquer até a metade de seu volume, e depois inserir o termômetro e medir a temperatura.
b) Outro béquer, o qual foi separado inicialmente pelo grupo, limpo e seco (A1), foi pesado e teve o resultado anotado.
c) Com a utilização de uma pipeta volumétrica, foi transferido 10 mL da água destilada para o béquer previamente medido. Pesou-se novamente o béquer e anotou-se sua nova massa (A2).
d) Os 10 mL de água destilada foi devolvida ao béquer no qual foi retirada, e o béquer previamente pesado foi limpo e seco.
e) Esse mesmo experimento repetiu para os outros líquidos,