introdução
O elevador ou ascensor, dispositivo de transporte criado nos meados do século I A.C, por engenheiro chamado Vitrúvio. Sua tecnologia se baseava no sistema de roldanas e sua força era humana (muita das vezes escravas), animal ou agua. Em 1853 o americano Elisha Graves Otis concebe o dispositivo de segurança que entra em ação no caso de os cabos se romperem.
O primeiro elevador elétrico foi construído por em 1880. É um elevador que através de máquinas e motores elétricos é tracionado para subir e descer. Constitui um elevador elétrico basicamente, a cabina com os comandos internos, uma fiação que interliga a cabina e o quadro de comando na casa de máquinas, guias, cabos de tração e contrapeso. Na casa de máquinas encontra-se o quadro de comando e a máquina de tração (num acoplamento de motor elétrico mais redutor mecânico). Os elevadores elétricos estendem-se desde controlados por lógica de relés até os mais modernos com sistemas eletrônicos de alta tecnologia.
Um século em funcionamento - O Palácio Laranjeiras, atualmente a residência oficial do governador do Rio de Janeiro, foi a primeira edificação brasileira a receber um elevador elétrico da Otis, no ano de 1906. O maquinário funciona até os dias de hoje e, com a manutenção a cargo da própria Otis, conserva suas características originais. Inicialmente, a empresa atuou no País com a importação de componentes, abrindo, em 1926, seu primeiro escritório de vendas no Rio de Janeiro. A primeira fábrica, também no Rio, seria construída em 1934. Desde 1991, a Otis está instalada em São Bernardo do Campo, SP. No Brasil o elevador mais antigo situa-se na cidade do Rio de Janeiro, no Castelo Mourisco, precisamente na fundação FIOCRUZ.
Principais componentes de um elevador
No modo geral podemos dividir um elevador em 6 partes sendo elas:
Casa de máquinas
É o nome dado ao local onde normalmente são instalados os