relatorio de quimica equilibrio quimico
Procedimento 1:
Materiais: 2 tubos de ensaio 2 rolhas de borracha para os tubos de ensaio. 1 béquer de 250ml contendo gelo + sal. 1 béquer de 250ml contendo água em ebulição. 1 béquer de 250ml contendo água à temperatura ambiente. 1 estante para tubos de ensaio. 1 pera de borracha. 1 tripé. 1 tela de amianto. 1 pipeta de 5ml. Bico de Bunsen/fósforo. Reagentes: HNO3 concentrado. Cu em raspas.
Procedimento:
Construa em seu caderno uma tabela adequada para o registro dos dados. Coloque raspas de cobre em dois tubos de ensaio. Na capela, adicione cerca de 2ml de ácido nítrico concentrado. Ao final da transformação aprisione o gás nos tubos. Introduza os tubos contendo NO2 na água à temperatura ambiente. Observe a cor do gás em cada tubo e anote na tabela sua observação. Mantenha um dos tubos, que será tomado como referência, na água à temperatura ambiente e retire o outro, transferindo-o para o banho de gelo. Aguarde alguns minutos até notar alguma mudança. Compare a cor do gás deste tubo com a do tubo referência e anote na tabela a observação feita. Transfira o tubo do banho de gelo ao béquer que contém água à temperatura ambiente. Espere até que nenhuma mudança mais seja observada ( equilíbrio térmico). Anote na tabela. Retire o tubo da água à teperatura ambiente e introduza-o na água fervente. Aguarde um pouco. Observe se há alteração de cor comparando-o co a do tubo de referência e anote o que foi observado. Transfira o tubo de água fervente para a água à temperatura ambiente, aguardando até não observar nenhuma mudança. Anote na tabela.
Procedimento 2:
Materiais: 3 pipetas de 5ml 3 tubos de ensaio 1 proveta de 25ml Estante para tubos de ensaio 2 espátulas 1 béquer de 50ml Pera de borracha
Reagentes: FeCl3 0,02 mol/l