Relatorio de queda livre
INSTITUTO DE FÍSICA
DISCIPLINA LABORATÓRIO DE FÍSICA I
Título:
Movimento Retilíneo Uniformente Variado
“QUEDA LIVRE”
Autores: Alex Mitsuo Takano
Juan Diego Corti
Introdução:
O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado- também conhecido por MRUV, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo. O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a uma referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante . Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. No MRUV a aceleração média assim como sua aceleração instantânea são iguais.
Para que o movimento ainda seja retilíneo, a aceleração deve ter a mesma direção da velocidade. Caso a aceleração tenha o mesmo sentido da velocidade, o movimento pode ser chamado de Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado. Caso a aceleração tenha sentido contrário da velocidade, o movimento pode ser chamado de Movimento Retilíneo Uniformemente Retardado.
No caso do movimento vertical de qualquer corpo que se move nas proximidades da superfície da Terra, sob a influência unicamente da sua força peso, é chamado movimento de Queda Livre. Nessas condições, todos os corpos se movem com a mesma aceleração constante de módulo g = 9,8 m/s². Em outros termos, o movimento de queda livre é um MRUV (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado) com direção vertical e uma aceleração de módulo g = 9,8 m/s².
O movimento de queda livre foi estudado primeiramente por Aristóteles, ele afirmava que se duas pedras caíssem de uma mesma altura, a mais pesada atingiria o solo primeiro. Tal afirmação foi aceita durante vários séculos tanto por Aristóteles quanto por seus seguidores, pois não tiveram a preocupação de verificar tal afirmação. Séculos mais tarde, mais precisamente no século XVII, um famoso físico e astrônomo italiano chamado Galileu Galilei, introduziu o