Relatorio De Qu Mica Org Nica 1
KARLA FERREIRA
KRISCIELY SILVA
LARYSSA HEULLER
MARCELA BELLAN
SAMUEL COSTA
INTERAÇÕES INTERMOLECULARES E SEUS EFEITOS NA SOLUBILIDADE ENTRE AS SUBSTÂNCIAS
VILA VELHA
MARÇO - 2015
KARLA FERREIRA
KRISCIELY SILVA
LARYSSA HEULLER
MARCELA BELLAN
SAMUEL COSTA
INTERAÇÕES INTERMOLECULARES E SEUS EFEITOS NA SOLUBILIDADE ENTRE AS SUBSTÂNCIAS
Relatório do Curso de Graduação em Farmácia apresentada a Universidade Vila Velha – UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Orgânica I sob orientação do Professor Fernando Fontes Barcelos.
VILA VELHA
2015
INTRODUÇÃO
A solubilidade é uma medida da quantidade de soluto que, a uma dada temperatura, se dissolve em um solvente. O ditado "semelhante dissolve semelhante" é útil para prever a solubilidade de uma substância em um dado solvente. Essa expressão diz que se duas substâncias apresentam forças intermoleculares do mesmo tipo e intensidade, são muito provavelmente solúveis uma na outra. (MALLOY, 2013).
As forças intermoleculares são responsáveis pela existência de diferentes fases da matéria. Uma fase é uma forma da matéria que tem composição química e estado físico uniforme. As fases da matéria incluem os três estados físicos comuns: sólido, líquido e gasoso. Muitas substâncias tem mais de uma fase sólida, com arranjos diferentes dos átomos ou das moléculas. Todas as interações iônicas e quase todas as interações intermoleculares podem ser atribuídas, em grande parte, ás interações coulômbicas entre cargas. Quando forças atrativas juntam as moléculas, formam-se fases condensadas. As repulsões dominam em distâncias pequenas. (ATKIN, 2011).
Na força íon-dipolo, os sólidos iônicos dissolvem-se em água quando certo número de moléculas de água ligam-se aos íons e os separa. A ligação de moléculas de água tem partículas solúveis, especialmente, mas não exclusivamente. A hidratação se deve caráter polar da molécula de água. A carga negativa do átomo de oxigênio é atraída pelo cátion e as cargas