RELATORIO DE PRATICAS
CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA
ALCOOIS E ETERES
Trabalho apresentado em equipe ao Curso de Bacharelado em Farmácia do Centro Universitário Estácio da Bahia
Como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina
Química Orgânica II
INTRODUÇÃO
Compostos orgânicos são compostos químicos que possuem carbono. Alguns desses compostos se diferenciam de outros, pois além de possuir carbono também possuem outros elementos que lhe concede características especiais, dois deles são: álcoois e éteres. Um álcool é um elemento que se diferencia por possuir um grupo hidroxila-OH que se liga por covalência a um átomo de carbono, um dos compostos orgânicos mais conhecidos é o etanol também chamado de álcool etílico. Éteres se caracterizam pela presença de oxigênio ligado a dois átomos de carbono. Os álcoois e éteres possuem baixa reatividade quando submetidos a reações de substituição e eliminação. Os éteres não são muito reativos, mas são mais voláteis que os álcoois com massas moleculares semelhantes porque suas moléculas não podem formar ligações hidrogênio uma com as outras. No trabalho a seguir, iremos relatar algumas reações que envolvem álcoois e éteres, exemplificando suas estruturas e buscando ao máximo mostrar o mecanismo dessas reações.
REAÇÕES DE ALCOOIS E ETERES
1.1 ALQUENOS
São hidrocarbonetos que apresentam uma ou mais ligações duplas. São, às vezes, denominados olefinas. Os alquenos são largamente encontrados em diversos organismos animais e vegetais, ressaltando-se que muitos deles apresentam importantes atividades biológicas.
Desidratação: Os álcoois podem ser desidratados com ácido sulfúrico concentrado a quente ou com Al2O3 (alumina). O produto formado dependerá basicamente da temperatura em que a reação for realizada. A cerca de 180o C o produto principal é de eliminação - um alceno. Trata-se de uma desidratação intramolecular. Ex:
Hidratação catalisada por ácidos: os