RELAT RIO DE PRATICA NO LABORAT RIO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: PARASITOLOGIA
DOCETE: ELOISA DA GRAÇA DO ROSÁRIO GONÇALVES
DISCENTE: AMANDA SILVA MARQUES
RELATÓRIO DE PRÁTICA NO LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA
SÃO LUÍS- MA
1-Introdução
Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles. Podemos dizer que esta ciência tem como objetivos principais, tratar dos sintomas provocados por parasitas, desenvolver tratamentos contra os parasitas, identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias, criar métodos de profilaxia das doenças causadas pelos parasitas em seres humanos e animais.
Para tanto, se faz necessário também o estudo dos vetores dessas doenças. Entender a morfologia destes, bem como seus hábitos, sua reprodução, seu criadouro. A observação microscópica nos trás um conhecimento mais aprofundado, detalhado e mais real dos vetores, o que também nos propicia entender melhor a mecânica da transmissão de doenças por eles.
2- Objetivo
Analisar os animais observados nos microscópios, levando em conta os aspectos morfológicos.
3- Resultado
M1- Trofozoíto de Entamoeba histolystica
Esse protozoário, habitante do intestino grosso humano, pertence ao sub-filo Sarcodina, tendo forma amebóide e locomovendo-se através de pseudópodos. Caracteriza-se por apresentar uma fase de vida comensal. Seu ciclo evolutivo é monoxeno, ou seja, a Entamoeba histolytica completa seu ciclo em apenas um hospedeiro, e o modo de infecção é fecal-oral, ou seja, o homem se infecta ao ingerir cistos presentes na água ou nos alimentos contaminados.
Os trofozoítos que permanecem no intestino sob a forma comensal reduzem o seu metabolismo, armazenam reservas energéticas e secretam uma parede cística ao seu redor, formando os cistos, que são eliminados através das fezes. Dentro do cisto o parasito realiza divisão binária formando quatro novos indivíduos