Relatorio de praticas- segurança do trabalho
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA – UNIASSELVI-PÓS
FLÁVIA NATÁLIA OSTAPIV
RELATÓRIO DE PRÁTICAS
CABO FRIO,
2015.
FLÁVIA NATÁLIA OSTAPIV
RELATÓRIO DE PRÁTICAS
Relatório da prática de laboratório apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho em convênio entre as instituições Centro Universitário Leonardo da Vinci e UNIASSELVI – Sociedade de pós-graduação Ltda.
Orientador: Luiz Eduardo Caroci Ruiz
CABO FRIO,
2015.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. REGISTRO DAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO
2.1. PRÁTICA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES
2.2. PRÁTICAS DE HIGIENE DO TRABALHO I e II
2.2.1. Ruído
2.2.2. Temperatura
2.2.3. Iluminamento
2.3. PRÁTICA DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E EXPLOSÕES
2.4. PRÁTICA SOBRE O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO
3. CONSIDERAÇÕES
4. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
A prevenção dos riscos profissionais deve contemplar todas as condições de trabalho que podem afetar de alguma maneira a saúde do trabalhador. Para tanto, é necessário avaliar todos os possíveis fatores de riscos presentes no ambiente laboral. Existe a necessidade de conscientizar os empresários que a prevenção a acidentes e a doenças ligadas ao trabalho não é um custo a mais para seu empreendimento, e sim um investimento.
Atualmente, apesar da criação de diversos programas e alternativas para a proteção e bem estar do trabalhador, verifica-se que esta ainda é uma área bastante negligenciada, tanto por empregadores quanto por empregados. Portanto, é mister motivar os empregadores, os funcionários e a sociedade em geral para a importância da prevenção, atento sempre as condições de trabalho que podem levar a situações de risco.
A segurança do trabalho é definida como uma série de medidas técnicas, médicas e psicológicas, destinadas a prevenir acidentes profissionais, educando os