Relatorio de pratica
JULIANA DE OLIVEIRA CORDEIRO
MÁQUINA DE FLUXO: RELATÓRIO DE PRÁTICA
SALVADOR
2014
1. INTRODUÇÃO
A fim de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, realizamos uma aula prática no laboratório de manutenção. Esta aula foi divida em duas partes.
A primeira parte consistiu na desmontagem e montagem da bomba. E a segunda parte foi uma demonstração do fenômeno de cavitação.
2. PARTE 1 – APRESENTAÇÃO DO LABORATÓRIO
Antes de partimos para a desmontagem da bomba, fez-se necessário uma explicação sobre normas utilizadas no laboratório, ferramentas existentes e o procedimento de preparação para atividade.
As normas utilizadas no laboratórios de manutenção industrial são NR-06, referente ao uso de EPI, a NR-11, referente ao transporte movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, e NR-12, referente a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.
Logo após o responsável pelo laboratório nos mostrou bombas de diferentes tamanhos que estavam no local e apresentou o painel de elementos de máquina.
Este painel continha elementos de transmissão: correia e engrenagem; elementos de fixação: anéis, rolamentos, porcas e parafusos; e elementos de vedação: juntas, gaxetas, selo mecânico, orings, retentores e fita veda-rosca.
Figura 1 - Painel de elemento de máquina
3. PARTE 2 – DESMONTAGEM DA BOMBA
Antes de iniciar a rotina de trabalhos diária no laboratório de manutenção, é realizado um procedimento chamado de DDS, Diálogo Diário de Segurança,
2
onde é discutido entre os presentes um tópico, escolhido pelos mesmos, sobre a atividade que será executada.
No procedimento prático a turma foi dividida em três grupos para melhor organização dos processos a serem efetuados. Foram distribuídos óculos de segurança e luvas aos participantes.
A bomba utilizada foi um modelo KSB MO20375, que foi desmontada obedecendo as seguintes etapas:
Verificação dos tipos e tamanhos de ferramentas que seriam utilizadas
(ferramenta chave de