TEXTO DISSERTATIVO
OBJETIVO: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de nossas posições. Dissertar é desenvolver um assunto. É discorrer sobre um ponto de vista, opinando e persuadindo. É um ato que desenvolvemos todos os dias quando:
Procuramos justificativas: para a elevação de preços; para o aumento da violência; para o desemprego.
Estamos preocupados com: as descasos com a Amazônia; as guerras; a AIDS; a natureza: poluição, o desmatamento, aquecimento global, entre outros.
Defendemos nosso ponto de vista em relação: a nossa liberdade; à música; ao aborto; às minorias; às injustiças sociais; ao avanço da tecnologia; à genética.
Em suma, dissertação implica em discussão de ideias, argumentação, raciocínio, organização de pensamento, defesa de ponto de vista, descoberta de soluções. Significa refletir sobre o mundo que nos cerca. O texto dissertativo, portanto, é aquele que expressa uma tese (ponto de vista), sobre determinado assunto, apoiada em dados, fatos (exemplos), fundamentações; enfim, em argumentos (informações que comprovem sua tese)
Estrutura
O texto dissertativo precisa ter uma estrutura bem organizada. Nesse sentido, os maiores problemas de um texto dissertativo são:
expor as ideias desordenadas; falta de uma linha de raciocínio (coerência); não relacionar uma ideia com a outra (falta dos elementos coesivos); não provar nada.
O texto dissertativo-argumentativo organiza-se em três partes:
Introdução: apresentação da idéia central ou tese;
Desenvolvimento: apresentação dos argumentos que sustentam a idéia principal;
Conclusão: apresentação de um resumo da ideia central ou de uma sugestão para a solução do problema exposto.
Na introdução normalmente apresenta-se a ideia central a ser discutida, de modo que o leitor saiba o que será discutido no texto. Corresponde a um parágrafo. A introdução deve: