relatorio de plantas medicinais viviane
A maceração é uma operação em que se utiliza um solvente, geralmente a agua, em contato prolongado e a frio com o material a dissolver em um recipiente fechado. A maceração permite a obtenção de produtos aromáticos e essências vegetais a partir de partes de plantas, principalmente flores, por extração com óleos, gorduras ou solventes. A maceração termina com uma filtração por compressão - expressão, seguida de uma filtração por gravidade. A infusão é uma bebida que é feita, em geral, pela imersão de uma substância aromática como flores, folhas e pós em água quente ou a ferver, o chá sendo o mais conhecido.
DESENVOLVIMENTO
- Infusão Foram preparados 100 ml com 1g do vegetal capim santo em pó, após pesar utilizou-se o aquecedor elétrico até aágua entrar em estado de ebulição, em seguida foi colocado junto ao pó, e esperou 05 minutos depois coou. Obtivemos o resultado desejado da infusão.
- Maceração Foram preparados 100 ml com 10g de flor de camomila, após pesar foi colocado a erva de molho na água, e foi tampado é preciso aguardar de 8 a 24 horas em temperatura ambiente para que se tenha o resultado desejado.
MATERIAL UTILIZADO
Aquecedor elétrico
Proveta de 500 ml
Becker 500 ml
Termômetro de laboratório
Funil grande
Vidro de relógio
Papel de filtro
SUBSTANCIAS
20 g pó de capim santo
10g de flor de camomila
200 ml de água destilada
CONCLUSÃO Com a aula pratica obtivemos conhecimentos sobre maceração e infusão suas vantagens e desvantagens para chegar ao resultado. Na infusão deve ser utilizado substancias menores para que o resultado seja obtido mais rápido.
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNp curso de graduação em farmácia
Alvaci moura de farias
Aurea martins da fonseca ANY KAROLINY G. SENA ÉLIDA DANIELA S. DE OLIVEIRA FRANCISCA VIVIANE BATISTA GERLANE ALGUSTO DE LIMA