relatorio de pendulo simples
Objetivo
O objetivo de o experimento relatado a seguir tratará de estudar o comportamento de um pêndulo simples utilizando algumas medidas e um modelo matemático para seu período. Através dos dados obtidos, será possível estruturar um gráfico e obter a equação que relacionando o período, ao quadrado, com o comprimento do pêndulo estudado.
INTRODUÇÃO Neste experimento, realizado no laboratório, tratou-se de analisar o comportamento físico de um pêndulo simples. Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força causada pela gravidade.
É estudado nos casos quando sua amplitude de oscilação é pequena e para qualquer valor da amplitude e em estudos da força peso e do movimento oscilatório. Sim movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada período (simbolizada por T): é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (retornar a sua posição inicial de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico).
Metodologia
Foi utilizado um cronômetro do celular para as medidas do intervalo de tempo de trajetória do pêndulo, seis esferas pesando 50g cada, régua para medir o ângulo de 15° e uma régua para a medida do comprimento do fio que esteve preso todo o tempo em um suporte. Procedimento de coleta de dados
Foram feitas medidas do período de oscilação para todos os comprimentos diferentes do Pêndulo, sendo que, em cada comprimento, se mediu o período 10 vezes com um Cronômetro manual. De modo a facilitar o procedimento, foi contado o tempo de oscilação de cinco períodos do pêndulo para primeira tabela, sendo utilizado um ângulo de 15° então, dividindo o resultado final por dez. Sendo na segunda tabela medindo as cinco oscilações, sendo utilizado o mesmo ângulo de 15° graus e na ultima coluna será feito o quadrado do quadrado.
Dados Experimentais
Na tabela abaixo se