Relatorio de oxireduçao
Introdução
As reações que envolvem perda e ganho de elétrons são denominadas reações de oxi-redução. Algumas delas são muito importantes no mundo que nos cerca e estão presentes nos processos que permitem a manutenção da vida.
Entendemos por número de oxidação (NOX), a carga que um átomo adquire quando participa de uma ligação e nos ajuda a entender como os elétrons estão distribuídos entre as espécies que participam de uma molécula de um composto iônico.
Um outro conceito importante para a compreensão do experimento é o de eletronegatividade, que é a força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação.
Esta experiência nos ajudará a identificar a natureza das semi-reações de oxi-redução e escrever a equação para reações de oxidação e redução.
Oxidação é o processo químico em que uma substância perde elétrons, partículas elementares de sinal elétrico negativo. O mecanismo inverso, a redução, consiste no ganho de elétrons por um átomo, que os incorpora a sua estrutura interna. Tais processos são simultâneos. Na reação resultante, chamada oxi-redução ou redox, uma substância redutora cede alguns de seus elétrons e, conseqüentemente, se oxida, enquanto outra, oxidante, retém essas partículas e sofre assim um processo de redução. Ainda que os termos oxidação e redução se apliquem às moléculas em seu conjunto, é apenas um dos átomos integrantes dessas moléculas que se reduz ou se oxida.
Materiais e Reagentes: * Béquer de 100 mL; * Cobre; * CuSO4 ou Cu (NO3)2 , 0,1 mol /L; * Ferro; * FeSO4 01 mol/ L; * Magnésio; * MgCl2, 01 mol/L; * Pb(NO3)2, 0,05 mol/ L; * Zinco; * ZnSO4, 0,1 mol/ L.
Procedimentos:
1. Prepare cinco tubos de ensaio colocando em cada um cerca de 5 mL de solução de Mg2(q). Para isto pode ser usada uma solução de MgCl2 0,1 mol/L. Coloque, respectivamente, em cada tubo um pedaço dos metais Pg, Zn, Fe, Pb e Cu. Deixe os tubos em repouso por alguns minutos. 2. Lave os