relatorio de oxireduçao
Veremos a seguir experimento do resultado de teste laboratorial de oxirredução, que se compreende como a troca de elétrons entre especies químicas, seja ela oxidação como a perca de elétrons ou redução como ganho de elétrons .
DESENVOLVIMENTO.
O procedimento experimental consistiu em oito experimentos diferentes nos quais verificou-se processos químicos referentes a oxidação e redução entre materiais, então vejamos os casos abordados:
4.1 Reação de cobre com CuSo4: adicionou-se 1ml de solução de CuSO4 no tubo de ensaio e apos introduziu-se o o fiu de cobre durante algum tempo, e observou-se que o fiu de cobre estava perdendo sua massa para o meio acido ou seja oxidando.
4.2 Reação do KI com NaClO: Colocou-se 1ml de solução de KI no tubo de ensaio, adicionou-se 1ml de hipoclorito de sódio depois rapidamente 1 ml de clorofórmio e observou-se que antes havia uma mistura homogênea e agora os elementos não se misturaram, formando um composto heterogêneo.
4.3 Reação de Cobre com AgNO3: colocou-se 1ml de solução de AgNO3 1M no tubo de ensaio, apos inseriu-se o fiu de cobre e observou-se que o cobre formou em sua superfície uma película fina, concluindo-se que o cobre reduziu ou seja ganhou elentrons.
4.4 Reação do KMnO4 com H2SO4 e H2O2: colocou-se 1ml da solução de KMnO4 0.1M no tubo de ensaio, logo apos 0.4 de H2SO4 3M,e ainda 1ml de H2O2 e observou-se o aumento da temperatura e ainda a formação de um precipitado marrom.
4.8 Reação de Glicose com Nitrato de Prata: colocou-se 0.4ml de solução de nitrato de prata 1M no tubo de ensaio, depois adiciona-se 3 gostas de hidróxido de sódio 2M, mais 40 gotas de hidróxido de amônia com mais 40 de solução de glicose 1% e deixou-se repousar por um certo tempo e observou-se a redução da prata, formando então assim um espelho prateado em volta do interior do tubo.
4.5 Reação do Alumínio em solução básica colocou-se 1 ml de solução básica de NaOH 2M no tubo de ensaio, e apos